top of page

MEMÓRIAS DA SAARA

  • Branca Ícone Instagram
design bazar (1).png

MEMÓRIAS DA SAARA

Quantas memórias nos aguardam nas ruas da Saara? Fundada nos anos 1960, a Saara congrega comerciantes de variados países que não apenas oferecem muitas vezes produtos de suas terras de origem, como carregam consigo as memórias dos seus ancestrais. A região foi originalmente ocupada por imigrantes no fim XIX, que, para conseguir o sustento de suas famílias, montaram pequenos negócios que hoje formam as mais de 800 lojas do local. Andar pelas ruas dessa região do Centro do Rio de Janeiro se torna muitas das vezes uma experiência sensorial. Os aromas dos quitutes e das especiarias se unem formando algo único, o burburinho do vai e vem das pessoas se mistura ao som da Rádio Saara que anuncia as novidades do comércio, as cores dos produtos expostos contrastam e fornecem aos olhos imagens de uma localidade multicolorida e transnacional.

 

Entre a Rua da Alfândega e a Buenos Aires, encontramos muitas histórias. São nessas ruas que estão Iran Bassil, Claudia Chilaze, Said Mussalem e Silvio Zeitune, descendentes de árabes e judeus que carregam consigo muitas histórias passadas de geração em geração. 

DSC_0302_edited.jpg
IMG_4820_edited.jpg
IMG_4830_edited.jpg
IMG_4838_edited.jpg

gALERIA

visite A SAARA

mapa saara memorias.png

Que tal visitar a Saara e conhecer de perto a história de comerciantes da região? Então se liga nas dicas porque é super fácil de chegar lá!

Para quem vai de trem:

Desça na estação Central do Brasil.

Para quem vai de metrô:

Desça na estação Presidente Vargas ou Uruguaiana.

Para quem vai de vlt:

Desça na estação Saara.

Para quem vai de ônibus:

As linhas de ônibus que passam próximo são: 

106, TRO3 , 107 , 2345 , 309 , 369 , 397 , 770D

Bom passeio e não esqueça sua máscara e o álcool gel!

bottom of page